Navigation Menu+

Cobogó, um ar retrô mais que moderno!

blog-portobello-cobogo-detalhe-novo

O vintage está no ar! Das roupas à decoração de ambientes, a moda retrô vem caindo no gosto dos brasileiros, e os anos 20 a 60 se mesclando a modernidade, que adaptada aos novos estilos do século XXI, está criando uma tendência de moda de encher os olhos.

É nesta onda de customização que os cobogós vêm sendo aplicados à decoração moderna.

aec285-64-cobogo01

Essa invenção made in Brazil, se deu em Recife, em 1929, graças à união dos esforços de três engenheiros: os brasileiros Amadeu Oliveira Coimbra e Antônio de Góis, e o alemão Ernest August Boeckmann. Das sílabas iniciais do sobrenome de cada um nasceu a palavra Cobogó, que deu origem a um tijolo vazado, desenvolvido para filtrar a entrada de luz e amenizar altas temperaturas, possibilitando uma maior circulação do ar.

Uma Comunicação - Artefacto

354049-970x600-1

 Inicialmente, o cobogó não tinha tanto glamour. Era apenas um bloco quadrado de concreto armado com furos distribuídos regularmente. A primeira vez que ele foi utilizado na prática, foi no projeto do arquiteto Luiz Nunes (1909-1937) para a caixa d’água de Olinda em 1934, que foi considerada um marco na arquitetura moderna brasileira.

 8738818636_395b6d221d_z

df67ab58ea5f_visita_recife_set2010_hauii_55

O cobogó só foi ganhar destaque ao ser utilizado por grandes nomes como, Lucio Costa e Niemeyer, e se tornou assim um ícone estilístico das décadas de 50 e 60, sendo incorporado a ele formas geométricas que trouxeram mais charme a decoração.

3parque-guinle-lc3bacio-costa-1948

 

Houve um período que eles ficaram esquecidos, mas voltaram com uma roupagem nova e moderna. Hoje eles podem ser feitos de cerâmica, porcelana, concreto, vidro, mármore, ferro, plástico entre outros.

Seu desenho, cores e padronagem ganharam cara nova e podem até mesmo ser exclusivos, quando feitos por encomenda em fornecedores específicos.

veridianaperes

Atualmente ganharam também a função de parede: com eles é possível separar ambientes de forma simples e cheia de charme.

Que tal aproveitar esta dica para incrementar a decoração de sua casa? Inspire-se!

 blog-portobello-cobogo-externo-2

blog-portobello-cobogo




Comentários

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>